O planejamento de plantio baseado no calendário agrícola é fundamental para garantir a alta produtividade e a qualidade dos produtos que chegam ao prato dos consumidores.
O sucesso do agricultor em cada etapa da colheita passa pela execução correta do manejo do solo, uso de adubos e fertilizantes na proporção correta e é claro as condiçoes climáticas favoráveis. Por isso é que se basear no calendário doo ano faz toda a diferença.
Esta técnica tem o objetivo de orientar o agricultor sobre o melhor período do ano para adubação, plantio e colheita, além de indicar qual a região mais adequada para o cultivo de cadacultura para que haja maior produtividade.
O que é e como funciona?
O calendário agrícola opera como um guia que favorece o trabalho do produtor, pois leva em consideração o tamanho do território brasileiro e a pluralidade de artigos adaptáveis ao solo de cada parte do País. Tem a capacidade de proporcionar uma integração eficiente entre produto, clima e região do plantio.
A diversidade de clima e vegetação no Brasil é responsável por fazer com que o calendário agrícola seja bem específico, o que auxilia na organização do cultivo de cada agricultor e permite que haja melhor resultado nas plantações.
Porém, os benefícios dessa prática não se limitam a indicar os melhores meses e locais para plantar cada semente, pois também fornece informações como:
• Início e fim do período de chuvas e volume hídrico;
• Mudanças de temperatura, velocidade do vento e umidade relativa do ar;
• Zoneamento agrícola;
• Avaliação do solo de cada região;
• Relação de determinada espécie com o meio ambiente de uma localidade;
• Quantidade de produtos indicados para cada região.
Importância do calendário agrícola
A ferramenta deve ser consultada na etapa de planejamento de plantio, pois vai ser útil para a tomada de decisão graças às informações essenciais que oferece. O agricultor tende a se sentir mais seguro antes de avançar as etapas.
O calendário agrícola previne equívocos e prejuízos em empreendimentos rurais, pois permite o plantio de uma cultura na melhor época do ano, em determinados climas, umidade do ar correta e solo com características ideais.
Com as informações em mãos, o produtor inicia sua jornada de maneira mais assertiva e ciente do que precisa fazer para aumentar as chances de sucesso.
Cada região do País tem suas peculiaridades, por conta disso, o calendário agrícola brasileiro não é unificado e as datas de plantio e colheita variam muito. A mesma cultura tem épocas de produção diferentes conforme cada localidade.
Época e região ideal para cada cultura
Confira abaixo alguns destaques do calendário agrícola, onde é possível conhecer as melhores datas de plantação e colheita de cada cultura por região.
• Sul
Soja – plantio em setembro e colheita de janeiro a maio.
Trigo – plantio em maio e colheita de setembro a dezembro.
Milho – plantio em agosto e colheita de dezembro a junho.
Arroz – plantio em setembro e colheita de novembro a abril.
Feijão – plantio em agosto e colheita de outubro a março.
• Sudeste
Cana-de-açúcar – plantio em outubro e colheita de abril a setembro.
Milho – plantio em outubro e colheita de janeiro a junho.
Feijão – plantio em outubro e colheita de janeiro a abril.
• Centro-oeste
Soja – plantio em outubro e colheita de fevereiro a maio.
Cana-de-açúcar – plantio em outubro e colheita de abril a dezembro.
Milho – plantio em outubro e colheita de fevereiro a junho.
Arroz – plantio em setembro e colheita de janeiro a abril.
• Nordeste
Soja – plantio em outubro e colheita de fevereiro a maio.
Cana-de-açúcar – plantio em setembro e colheita de novembro a abril.
Milho – plantio em outubro e colheita de fevereiro a junho.
Arroz – plantio em outubro e colheita de janeiro a abril.
Feijão – plantio em outubro e colheita de janeiro a abril.
• Norte
Milho – plantio em agosto e colheita com data indeterminada.
Arroz – plantio em outubro e colheita com data indeterminada.
Clima ideal para o plantio de cada cultura
• Soja
Tem boa capacidade de adaptação a temperaturas entre 20 °C e 30 °C. A semente deve absorver metade do seu peso em água, fenômeno que tem mais facilidade para ocorrer em torno de 30 °C.
• Trigo
Cultura que se adapta melhor ao inverno, pois amadurece melhor em regiões frias. Os solos necessariamente não devem ser compactos e exigem alta fertilidade.
• Cana-de-açúcar
A temperatura não pode ficar abaixo dos 20 °C para que a produtividade seja garantida. O recomendável é permanecer na faixa de 22 °C e 30 °C.
• Milho
Seus resultados são bons em praticamente todos os climas e localidades, no entanto, temperaturas muito frias podem tornar lenta a maturação dos grãos.
• Arroz
A faixa térmica precisa ficar entre 20 °C a 35 °C. Não suporta temperaturas extremas, ou seja, nem muito frio e nem calor excessivo.
• Feijão
A quantidade de grãos depende da umidade do solo. A temperatura adequada é de 18ºC a noite e 28ºC durante o dia.
Demais fatores que devem ser observados no plantio
O sucesso de uma cultura não depende somente de um clima propício e de produtos qualificados, mas também de conhecer a viabilidade de cultivo desses artigos. A agricultura é uma matéria complexa que envolve diversos fatores.
A utilização de fertilizantes de qualidade é fundamental. Além disso, a manutenção do solo coberto e fértil no inverno resultam em consequências positivas no resultado de culturas de verão.
É preciso conhecer as especificidades de cada item, inclusive na etapa de pós-colheita, quando vai ser possível saber se o solo continua apto para o cultivo.
A conserva dos artigos precisa ser tão controlada quanto as fases de preparo do solo e plantação. Um armazenamento feito com descuido e sem planejamento pode levar a perda de dinheiro, tempo e, claro, dos produtos.
É conveniente usar a rotatividade do cultivo para tornar a produção mais viável e impedir o esgotamento da terra – comum em casos de plantio constante –, o que também favorece a semeadura conforme a sazonalidade de cada cultura.
Essa rotação beneficia a nutrição do solo e proporciona a inserção de frutas, hortaliças e legumes para variar a produção e aumentar as chances de lucros.
Saiba mais sobre Fertimacro. Acesse o site e visite a página de produtos e resultados. Preencha o formulário e um de nossos especialistas entrará em contato.