O cultivo de arroz está em alta de alguns anos para cá, mesmo com períodos de estiagem. Já há algum tempo o grão vem ganhando visibilidade e valorização no preço, o que tem melhorado a lucratividade dos produtores. E para a safra de 2021, a tendência de crescimento continua.
Mas você sabe quais são as expectativas do plantio de arroz para este ano? Entender melhor sobre o processo de plantio é fundamental para quem deseja ingressar ou já atua na área.
Confira quais são as previsões para este ano, qual é a área plantada e qual a produção estimada para o período.
Expectativas para a safra de arroz
A estimativa de colheita de arroz neste ano, segundo a Conab, é 4% maior do que em relação à safra anterior, sendo que é de cerca de 11.626 mil toneladas. O número representa um aumento produtivo, sendo superior, inclusive, ao período de 2019. A área plantada é de 1.688,3 mil hectares.
Sendo assim, as expectativas estão em crescimento, levando em consideração que a área de plantio que se espera atingir em 2021 é de aproximadamente 700 hectares.
Quanto ao quadro de oferta e de demanda do arroz, a expectativa ao longo do ano de 2021 é de recuperação dos estoques de passagem, que devem aumentar 18,5%. Resultado de uma projeção de retração do consumo em razão da perspectiva de recuperação econômica nacional, haja vista a elasticidade-renda negativa do arroz.
Impacto da seca
Apesar dos períodos de seca, a expectativa, como visto acima, é que o crescimento se mantenha e que a colheita seja maior este ano do que em comparação aos anos anteriores.
No entanto, a falta de chuva é motivo de preocupação para plantio que se aproxima, de modo que se a estiagem permanecer, a tendência é que a área plantada acabe sendo diminuída.
O maior volume de produção de arroz no Brasil está localizado no sul, no sistema irrigado. Por isso, apesar de arroz de sequeiro ter a sua importância, abordamos aqui os benefícios para o sistema irrigado por inundação. Isso porque a inundação do solo afeta condições de cultivo de arroz de uma forma muito peculiar, bem distinta do cultivo em terras altas.
O período de plantio geralmente é em setembro, de modo que há necessidade de maiores volumes de chuva daqui em diante para que os reservatórios de irrigação consigam ser enchidos e utilizados na safra. Os prejuízos podem aparecer, caso a estiagem não dê lugar a um período com mais abundância de chuvas.
No entanto, em decorrência da seca, o impacto é esperado no preço que é entregue ao consumidor do produto, visto que além da falta de chuva, ainda existe a questão de aumento de custos como de energia, insumos, frete, embalagens e outras questões que compõem o preço.
Dicas importantes para o plantio de arroz
É preciso ficar atento ao clima: acompanhar de perto as variações climáticas para verificar se a estiagem dará lugar a períodos de chuva. Pois no plantio do arroz, utilizar água de armazenagem para tarefas como de germinação, acaba sendo um gasto excessivo de água.
Em períodos normais, com bom índice pluviométrico, essa parte é feito com uso de água da chuva, o que é muito benéfica para a produção de arroz. Principalmente nas áreas em que o plantio é de irrigação. O arroz irrigado representa cerca de 70% do plantio desse grão no país.
As áreas usadas para o cultivo do arroz, muitas vezes, apresentam severas deficiências de Ca e Mg. Isso se deve aos diversos fatores, como, por exemplo, a origem de solos ou a lixiviação elevada com água de irrigação.
Sendo assim, se necessário, é importante reduzir a área plantada para garantir a irrigação, bem como investir em insumos e fertilizantes de qualidade para que o arroz plantado tenha o melhor resultado possível, apesar da estiagem e de qualquer outro tipo de adversidade encontrada na safra.
A nutrição com óxidos de Ca e Mg faz toda a diferença. A Fertimacro tem o produto ideal para a lavoura de arroz. O FX180 tem apresentado resultados surpreendentes nessa cultura. Acesse a nossa página de produtos e saiba mais sobre o produto. Confira também os resultados e depoimentos de produtores, que estão satisfeitos e recomendam o produto.
E, se ainda assim ficar com dúvida, preencha o formulário de contato no site. E em breve nossa equipe qualificada entrará em contato com você para resolver todas as suas dúvidas.