Na data 13 de setembro comemoramos o Dia Mundial do Agrônomo, data que homenageia todos os profissionais que atuam de modo direto ou indireto no setor agropecuário. A data é mundial, mas cabe aqui ressaltarmos a importância desse profissional no universo agro do Brasil.
Responsável por analisar o solo, recomendar tratamentos e garantir qualidade e produtividade da lavoura. Suas ações ajudam o produtor rural a levar alimentos de qualidade, frescos e livre de pragas para os cidadãos brasileiros.
Em um país onde boa parte do PIB provém da economia do agronegócio, os agrônomos têm um importante papel na sociedade. Porém, as áreas de atuação do agrônomo vão muito além do campo e das fazendas. Eles estão em contato direto com laboratórios, universidades, centros de pesquisas, profissionais e especialistas do solo. Assim mantêm o homem do campo atualizado e a par das novas tecnologias.
Agronegócio no Brasil
Sendo base para a economia brasileira, o agronegócio é um campo repleto de boas oportunidades, desenvolvimento e de geração de empregos. O campo responsável por realizar pesquisas e estudos para desenvolvimento do setor é a Agronomia, ciência que estuda e aplica as técnicas de manejo de solo e nutrição de plantas para melhorar a qualidade e a produtividade das lavouras e fazendas.
Só para se ter uma noção de sua importância, mesmo com a pandemia do covid-19, o agronegócio continua batendo recordes de exportação. Atingiu uma cifra recorde no mês de junho deste ano, uma alta de 25%, comparado com o mesmo período do ano anterior. Isso porque a alimentação é um recurso que não pode faltar na vida da população. O Brasil é um dos maiores produtores de diversas culturas de grãos, além da pecuária, que gera carne e leite.
A evolução do agronegócio em terras brasileiras
O agronegócio brasileiro é responsável pela cadeia de produção mais lucrativa na economia brasileira, representando mais de 20% do PIB nacional. Sendo considerado um dos principais investimentos mais lucrativos com retorno lucrativo ao longo dos anos, no longo prazo.
Devido a sua grande importância registrada ao longo do tempo, o profissional agrônomo evoluiu bastante e ganhou espeço no mercado de trabalho, à medida em que a economia brasileira foi se fortalecendo. Além da produção agrícola manual, o setor conta com diversas tecnologias que otimizam de forma bastante considerável os processos que fazem parte do agronegócio.
Por essas razões, o agrônomo teve que se profissionalizar e se reinventar cada vez mais, o que torna o diferencial para essa produção, que vai muito além de cuidar do solo e das lavouras.
O agrônomo no Brasil
O agrônomo é o operador responsável por cuidar, gerenciar e atender as demandas do campo. Uma de suas principais funções é otimizar a logística que envolve a produção dos alimentos, cuidando da mesma em suas principais fases.
No geral, sua área de atuação é bem ampla e abrange todos os setores de um processo no campo. Entre suas principais atribuições, podemos citar:
– Produção de alimentos de origem vegetal e animal;
– Pesquisas no campo;
– Análise de solo, fertilização e correção;
– Planeja, acompanha o prepara e o cultivo do solo;
– Manejo do solo;
– Inspeção sanitária e controle de qualidade;
– Agroindústria;
– Atua na representação de vendas de produtos;
– Realiza consultoria técnica e recomendação técnica;
– Supervisiona, orienta e coordena tecnicamente as ações no solo;
– Entre outras funções que são necessárias para garantir o gerenciamento da produção rural da melhor forma.
A importância do profissional para o setor
O Dia do Agrônomo marca um importante laço entre esse profissional e a economia brasileira, valorizando sua importância de tal forma que sem ele, não teríamos a mesma qualidade nos produtos que o agronegócio fornece, bem como dos alimentos em geral, uma vez que quase todos eles têm em sua composição itens primários que são originados no campo.
Portanto, valorizar esse profissional é valorizar o crescimento do Brasil como um país sólido e bem estruturado, afinal, um país desenvolvido precisa ter em sua estrutura um agronegócio bem planejado e muito estruturado e bem administrado.
A Fertimacro trabalha em parceria com agrônomos, conta com o conhecimento deste profissional para recomendar produtos adequados à necessidade do solo e da cultura. E juntos, somamos forças para garantir, ao produtor rural, maior produtividade e um investimento com o melhor custo-benefício.
Por isso elaboramos conteúdo técnico de qualidade para contribuir com o crescimento do setor e disponibilizamos aqui, para você. Acesse a página RELATÓRIOS TÉCNICOS, ARTIGOS TÉCNICOS e confira a ação dos produtos Fertimacro, testadas e comprovadas por especialistas de renome.
Também criamos para você agrônomo, um CONVERSOR DE UNIDADES, para auxiliar nas ações do dia a dia em campo. Clique e confira.