O Dia do Técnico Agrícola é comemorado em 5 de novembro. O objetivo desta data é relembrar a importância desse profissional para o desenvolvimento da agropecuária. Afinal, ele utiliza seus conhecimentos para melhorar processos e/ou criar produtos ou soluções com a finalidade de garantir a melhoria das produções agropecuárias.
Para conhecer a história desta data, bem como outras informações importantes acerca do técnico agrícola, vem conosco.
A história por trás do dia 5 de novembro
O dia 05 de novembro foi instituído pela Lei nº 13.099, de 2015. , como sendo o Dia do Técnico Agrícola. Embora relatos históricos apontam que essa profissão tem mais de 100 anos, tendo como marco inicial a formação da primeira turma da Escola Técnica de Agricultura de Viamão – Rio Grande do Sul, fundada em 1910.
Esta data representa um grande marco para os técnicos agrícolas, visto que os valorizam enquanto uma força fundamental para o desenvolvimento e consolidação do agronegócio no Brasil.
Como se tornar um
Para exercer a profissão de técnico agrícola, é preciso concluir um dos cursos técnicos voltados para a área. Hoje, no Brasil, a maioria dos Institutos Federais de Ensino oferece o curso de técnico industrial ou agrícola, sendo este de nível médio.
Assim, para se tornar um técnico agrícola, é preciso fazer um curso na área, que lhe dê os conhecimentos teóricos e técnicos necessários para garantir seu pleno desenvolvimento.
É possível encontrar o curso de técnico agrícola em praticamente todos os estados do Brasil. Alguns Institutos Federais de Ensino que oferecem esse curso são: IFSP, IFSC, IFPB, IF Baiano etc.
Por que um produtor rural precisa de um técnico agrícola?
O técnico agrícola tem conhecimento teórico e técnico necessário para ajudar o produtor rural no desenvolvimento de suas atividades no campo. Por exemplo, ele sabe como preparar o solo para receber a plantação, qual é a melhor época de plantio, bem como de colheita, e controlar as pragas ou doenças que podem afetar a lavoura.
Assim, o técnico agrícola é um profissional indispensável para que o produtor rural consiga alcançar seus objetivos agropecuários.
Auxilia os produtores rurais oferecendo ajuda técnica para desenvolverem sua produção. Prepara o solo, plantio, combate a pragas e colheita. Faz análise para verificar possíveis pontos que devem ser melhorados na produção e aplica soluções pontuais.
Existe diferença entre técnico agrícola e agrônomo?
Uma dúvida comum é se existe diferença entre técnico agrícola e agrônomo. Então, a resposta para esse questionamento é sim. A começar pelo fato de que para se tornar um técnico agrícola, é preciso fazer um curso técnico, enquanto para se tornar agrônomo, é necessário ter ensino superior na área.
Portanto, são níveis educacionais diferentes. Além disso, a responsabilidade de cada um no campo é diferente.
O agrônomo, geralmente, fica responsável pela gestão agropecuária, enquanto o técnico é aquele que desempenha as tarefas operacionais, como auxiliar no preparo do solo, por exemplo.
No entanto, nada impede que na prática o agrônomo desempenhe a função de preparo do solo. Afinal, hoje, é comum a formação de profissionais polivalentes e o mercado tem exigido cada vez mais esse perfil de profissional.
Indepenedente da área de atuação, a data é uma homenagem aos profissionais responsáveis por levar comida de qualidade para as nossas mesas.
A participação dos técnicos agrícolas é de grande importância no desempenho da agropecuária brasileira, que é uma referência mundial na produtividade de diversas áreas do agronegócio, como a soja, avicultura, bovinocultura e suinocultura, entres outras que são fundamentais para o desenvolvimento setorial do País.
Acesse nossa página de produtos e conheça todas as opções que oferecemos para sua lavoura. Os produtos Fertimacro são a base de óxido de Ca e Mg e promovem a nutrição adequada para que sua lavoura se torne muito mais produtiva. Aproveite!