Embora algumas culturas tenham tido resultados abaixo da expectativa, como por exemplo, o milho. Outras, no entanto, tiveram resultados promissores, como é o caso do trigo.
De acordo com uma matéria produzida pelo Canal Rural, a área de plantio de trigo aumentou mais de 15% no Brasil até o presente momento (Outubro de 2021). Com maior área de plantio, sem dúvida alguma, irá ampliar o volume de produção dessa cultura.
A estimativa é que a produção de trigo cresça 38% em 2021
Um dos cereais mais antigos cultivados no mundo,o trigo está diariamente presente na mesa da população, sob a forma de pães, biscoitos e massas diversas, também serve de base para fabricação de bebidas, como cerveja.
A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estima que a produção de trigo será de 8,6 milhões de toneladas, um aumento que, se confirmado, representará um crescimento de 38% em relação à produção de trigo em 2020/2021.
Mesmo em meio a situações que podem afetar a produção de trigo neste ano, como condições climáticas desfavoráveis, a exemplo de seca e geada, a Conab acredita que a produção aumentará, batendo assim um recorde histórico. “Mesmo diante das geadas que atingiram as lavouras no mês de julho, a colheita estimada do trigo é de garndes volumes e já representa um recorde para o período”, afirma a instituição.
Aumento da área de plantio do trigo em 15%
De acordo com o gerente de monitoramento de safra da Conab, Maurício Lopes, a estimativa de crescimento da produção de trigo ocorreu por conta do aumento significativo da área de plantação do trigo, que foi de 15%. Nesse contexto, vale acrescentar que a área estimada de plantação de trigo no Brasil é de 2,57 milhões de hectares. Foi tendo por base essa estimativa que houve um aumento de 15%.
Diante desse cenário, preparar o solo para plantar trigo se faz fundamental. Os ruralistas ou agricultores devem observar esse momento como uma oportunidade para melhorar mais sua plantação, tornando-a abundante. Assim, o seu lucro também poderá ser maior.
3 dicas para melhorar sua plantação
No Brasil, atualmente o trigo é produzido principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Juntos, representam 90% da área plantada do país. O restante é distribuído entre sudeste, centro-oeste e nordeste.
Para ter uma safra mais produtiva de trigo, é preciso tomar algumas medidas. Confira a seguir.
1.Selecionar as sementes corretas
O primeiro passo para aumentar a produtividade de sua plantação de trigo é escolher as sementes certas, que devem ser fortes e resistentes, principalmente contra agentes que podem prejudicar a safra, como pragas e ervas daninhas.
2.Respeitar a época do plantio
É também importante respeitar a época do plantio. Trigo é uma cultura exigente em fertilidade de solo e afinal, sem as condições climáticas adequadas, você pode ter prejuízo na safra e não alcançar os resultados almejados.
Entre os cereais o trigo é o grão que menos necessita de água, assim se adapta facilmente ao clima temperado, com presença de chuvas moderadas.
3.Preparar o solo
Por fim, como última dica, prepare bem o solo para receber o trigo, que é uma cultura muito sensível à acidez. Por isso é essencial neutralizar o alumínio, eliminam a acidez dos adubos e da FBN. O sucesso da safra começa antes mesmo de você colocar as sementes no solo.
Por isso, é fundamental conhecer o seu solo por meio de análises adequadas e fazer as correções e nutrições necessárias com os melhores fertilizantes e, principalmente, com óxidos.
Aproveite o momento para acessar nosso site e saber mais sobre o plantio do trigo. Bem como entender quais de nossos produtos sçao recomendados para essa cultura.
Confira ainda os resultados alcançados em algumas propriedades. Comprove que a Fertimacro tem os melhores produtos do mercado, capazes de garantir que sua safra de trigo seja saudável e abundante. Aproveite!