Apesar de a pandemia ter ameaçado o mercado econômico nacional em todos os seus segmentos, o agronegócio foi um dos poucos setores que manteve bons resultados. Separamos aqui 5 principais tendências do agronegócio, resultados de ações que tiveram início nesse período de crise.
As mudanças foram necessárias e j´s rendem resultados. A expectativa, é que esse cenário permaneça favorável e ainda melhore no pós-pandemia.
A economia de baixo ou nenhum contato, envolvendo ferramentas digitais e avanços tecnológicos, já é uma realidade promissora na produção rural. Muitas adaptações aconteceram para reduzir o contato humano. Mas, apenas aceleraram alguns projetos que já estavam em andamento.
A digitalização dos processos e o uso da tecnologia para auxiliar nas atividades agrícolas é uma realidade.
Confira 5 tendências do agronegócio no pós-pandemia
Considerando as novas demandas de mercado impulsionadas pela pandemia para o setor agro, esperam-se ainda diversas mudanças e novidades neste segmento no pós-pandemia. Confira a seguir as principais tendências para o agronegócio:
1. Destaque internacional
Com o alto potencial do campo brasileiro, a expectativa é que esse mercado cresça e obtenha um destaque internacional ainda maior nos próximos anos.
2. Crescimento acelerado
O próprio destaque internacional esperado ainda em 2021 é um dos motivos para impulsionar o crescimento do setor agro no país.
Também as consequências já discutidas das mudanças climáticas farão surgir novos modelos de negócio sustentáveis, colaborando para a preservação da saúde humana e ambiental.
3. Tecnologia
As ferramentas tecnológicas, que já estão sendo utilizadas na produção rural, tendem a trazer diversas outras inovações para o agronegócio. Esses avanços tecnológicos farão a diferença nos processos agrícolas, proporcionando a recuperação ainda mais rápida do setor.
Por meio da tecnologia, também será possível prever futuras crises, de modo a favorecer a prevenção.
4. Compra e venda online
As novas modalidades de compra e venda de alimentos no formato online, bem como o serviço de delivery já afetam a produção do campo. Os produtores rurais devem se manter antenados para acompanhar essas inovações, atendendo as demandas.
Implantar lojas online e aderiri à digitalização do processo de compra e venda é um passo importante para acompanhar a tendência do pós-pandemia.
5. AgTechs
Startups agro já vêm crescendo nos últimos anos e tendem a continuar surgindo após a pandemia, visto que elas contribuem para modernizar e desenvolver o setor agro.
Existem 300 AgTechs no ecossistema brasileiro. Em suma, o agronegócio continua aderindo às novidades tecnológicas de modo a manter os bons resultados obtidos durante todo o período de pandemia.
A mudança de mentalidade dos produtores, acolhendo as ferramentas tecnológicas em suas produções, apresentou-se como um fator realmente positivo para o setor.
Logo, mediante as tendências apresentadas, o sucesso do agronegócio brasileiro é uma forte expectativa para o pós-pandemia.
A agricultura da diversificação, digitalização e sustentabilidade
O setor da agricultura se manteve firme no enfrentamento da pandemia e da crise econômica que atingiu todo o mundo. Não diminuiu a produção. Pelo contrário, atingiram recordes históricos de colheita em produtos do agronegócio mundial.
E ainda que, reduziram as exportações totais por causa do coronavírus, não foram as agrícolas. Pelo contrário, algumas aumentaram, atestando que a agricultura se mostrou resiliente e o comércio agrícola foi mais resistente que o comércio em geral.
No entanto, algumas mudanças foram necessárias para se adequar à nova realidade e muitas outras são esperadas no contexto de pós-pandemia.
A digitalização tem sido bem acolhida pelos agricultores brasileiro,s que já utilizam ferramentas digitais para manejar o solo e controlar as doenças, por exemplo.
Outro aspecto da tecnologia no agronegócio é a possibilidade de expandir os espaços dedicados ao cultivo, ao invés de aumentar a produção por área, além de fazer o monitoramento por satélite da produção agrícola de maneira detalhada.
A diversificação de culturas, como a integração da agricultura, pecuária e florestas (ILPF) também agrega inúmeros benefícios ao produtor.
Para garantir produtividade na lavoura e garantir produtos de qualidade, é essencial investir no solo. Visite a nossa página de produtos e confira as soluções inovadoras que a Fertimacro oferece para a sua produção.