O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) completou 112 anos e, para comemorar a data, resolveu lançar um feito inédito: pela primeira vez, o instituto fundado pelo presidente Nilo Peçanha apresenta uma previsão climática e com tendência de chuva para os próximos 6 meses.
A previsão tomou como base o período que compreende os meses de novembro de 2021 a abril de 2022. Conhecer a previsão climática antecipadamente é fundamental para a agricultura, para a defesa civil e para toda a sociedade.
O diretor do Inmet, Miguel Ivan Lacerda, em entrevista à imprensa do Ministério da Agricultura, analisa a medida: “A previsão de seis meses dará ao produtor rural a possibilidade de se planejar, em termos de meteorologia, para todo um ciclo de safra. Isso pode garantir maior produtividade desde que se faça uma gestão climática da produção rural”.
Previsão climática até abril de 2022
A previsão do clima para o meses de novembro e dezembro, seguiu o padrão que já vinha sendo presenciado nos últimos meses: muita chuva na faixa centro-norte do país, porém previsões de precipitação abaixo da média para a região sul do Brasil.
Em dezembro, a previsão indicou chuva entre 10 e 50mm no Rio Grande do Sul e oeste catarinense; também no Sudeste, como no norte de Minas Gerais; no Norte, como o Acre, áreas do Matopiba e do sudoeste amazonense. E assim se deu, a chuva segue igual ou acima do esperado nas demais regiões do país no mês de dezembro.
Segundo o Inmet o estado de São Paulo, a região Sul e a faixa Norte do país poderão ter chuvas acima da média em janeiro. No entanto, neste mês a baixa precipitação continua no Distrito Federal e nos estados de Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, sul e leste de Tocantins, centro do Mato Grosso do Sul, sul do Piauí e na Bahia (tirando a região leste do estado).
Em fevereiro, as previsões para o Rio Grande do Sul e para Santa Catarina segue com tendência de chuva abaixo da média, além de chuvas irregulares na região Sul como um todo e até mesmo na região central do país.
A situação continua a mesma em março e abril, quando ocorre o início do Outono, o modelo de previsão climática do Inmet indica chuvas abaixo da média na Região Sul e também no Mato Grosso do Sul e no sul do Mato Grosso. Em março de 2022, a tendência é de chuva acima da média no Amazonas, Roraima, Pará, Piauí e centro e sul do Ceará. Também há uma tendência de chuva acima da média no sul de Minas Gerais e norte de São Paulo, região de reservatórios importantes para o setor elétrico.
Mapa do modelo de previsão climática do Inmet com a previsão de desvio de chuva (mm) para Março/22.
Há mais de 10 anos o Inmet apresenta a previsão climática para um período de 3 meses. Essa é a primeira vez que o Instituto ampliou as pesquisas para um semestre.
Previsão da temperatura média do próximo semestre
Entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022 é provável que a temperatura fique próxima da média, na região Sul, o que pode indicar a ausência de geadas nesse período, e acima da média em até 1°C na região central do país.
Porém, nada muito acima da média em comparação com o outros anos. O Inmet não aponta para uma onda de calor em fevereiro, como tem sido amplamente divulgado.
É importante lembrar que todas essas previsões são baseadas na observação de dados passados e no comportamento atmosférico. Inclusive há uma atualização e um aprimoramento mensal desses dados e dessas previsões.
Gostou do artigo de hoje quer se aprofundar ainda mais no assunto? Acesse o nosso site e siga nossas notícias.
A Fertimacro oferece soluções com resultados reais para a sua lavoura. Os fertilizantes Fertimacro se apresentam em forma de óxido, o que os torna prontamente disponíveis e com alto poder de reatividade, mesmo com pouca umidade. O que não depende tanto das condições climáticas.
Conheça as tecnologias exclusivas Fertimacro que garantem esses benefícios.
Nossos produtos são desenvolvidos com foco na nutrição das plantas e cuidado com o solo, garantem aumento da produtividade e redução do custo da lavoura.