Atualmente o Brasil é o quarto maior produtor mundial de grãos, como milho, soja, trigo, arroz e cevada, por exemplo. O país fica atrás apenas da China, Estados Unidos e Índia. Em termos percentuais, responde por cerca de 8% da produção total de grãos no mundo. Informação publicada em uma matéria do portal de notícias G1 , com base em dados divulgados pelo Ministério da Agricultura.
Na composição deste cenário, a soja entra como personagem principal. Cabe destacar que somente a produção deste grão aumentou mais de 500% em 30 anos (1990-2020), de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Nesse contexto, a expectativa é muito positiva, pois a previsão é de que a produção de grãos do Brasil deve aumentar 27% em 10 anos. As projeções foram feitas pelo Ministério da Agricultura em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Para entender melhor esse cenário, confira a seguir, uma breve análise sobre a produção de grãos no Brasil em períodos anteriores.
Produção brasileira de grãos nos últimos 10 anos
Sem dúvida alguma, a produção de grãos no Brasil sempre foi destaque, nacional e internacional, visto seu significativo crescimento ao longo dos anos. Em 2010, a produção de grãos alcançou um número recorde de 149,5 milhões de toneladas. Um crescimento de 11,6% em relação ao ano anterior. Um indicativo de que o cenário brasileiro do mercado de grãos já estava em rampa de subida.
Em 2012, não foi diferente. Esse mercado produziu 162,1 milhões de toneladas de grãos. Já em 2013 e 2014, obteve, respectivamente, os seguintes resultados: 188,2 e 204,5 milhões de toneladas. Em 2015, continuou subindo, chegando a quase 210 milhões de toneladas. Em 2016, 2017 e 2018, respectivamente, produziu 238, 7 milhões, 241,5 milhões e, por fim, 242,1 milhões. A média mínima de crescimento desse mercado se manteve em 2,4% ao ano.
Uma evolução constante e que se manteve ainda nos últimos anos da década. Em 2019, o Brasil alcançou 257,8 milhões de toneladas produzidas e, em 2020, a produção foi de 271,7 milhões.
Como se pode visualizar, o mercado de produção de grãos está em plena ascensão já há alguns anos, garantindo resultados incríveis para a economia brasileira. Números surpreendentes e satisfatórios, que contribuíram para a composição deste cenário positivo para o futuro.
Projeção de produção de grãos para daqui a 10 anos
Então, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, a produção de grãos no Brasil deve saltar 27,1% nos próximos 10 anos. Com isso, caso essa estimativa se confirme, o país pode chegar a produzir mais de 333 milhões de toneladas de grãos, com destaque para a soja. Isso tomando como base os resultados obtidos no último ano (2020).
Ainda nesse contexto, estima-se que a produção especificamente da soja, no Brasil, se consolidará nos próximos 10 anos. Fazendo com que o país tenha um ritmo acelerado de produção, até maior do que o dos países que são considerados uma referência nesse tipo de plantio, como Estados Unidos e Argentina.
Os especialistas apontam que o Brasil deve alcançar a marca de 155 milhões de toneladas de soja até 2029/30.
Preparar-se para esse cenário é fundamental
Diante dessa estimativa, preparar-se para fazer parte deste cenário, é essencial. Buscar tecnologias e tratamento para o solo que permitam obter resultados melhores em sua lavoura, como maior produtividade e aumento da resistência dos grãos a doenças e secas.
Nesse sentido, usar produtos de qualidade é fundamental para garantir a proteção da lavoura. Pois, buscar por inovação e acompanhar as tendências do mercado, ajuda a encontrar soluções com o melhor custo-benefício e garantia de resultados reais. Desta forma, os óxidos fazem toda a diferença, produtos concentrados, com alta solubilidade e facilidade de aplicação e com ótima resposta na soja.
Os produtos Fertimacro podem oferecer diversos benefícios para o aumento da produção de grãos. Garante:
- Menor abortamento das vagens;
- Maior produção dos grãos;
- Maior aproveitamento dos adubos;
- Fácil aplicação, o que otimiza seu tempo e permite aumentar a produtividade.
Para conhecer melhor os produtos da Fertimacro e, assim, tomar uma decisão segura, que possa garantir melhores resultados na preparação de seu solo, entre em contato com um de nossos especialistas. Aqui mesmo pelo site. Você encontra toda informação que precisa a respeito de nossas soluções.
E, caso você fique com alguma dúvida durante esse processo, não deixe de entrar em contato conosco . Combinado? Contamos com uma excelente equipe de atendimento que pode ajudar você.